Ser uma pessoa empreendedora depende do desenvolvimento de várias capacidades. A habilidade de comunicação é uma das principais, pois permite transmitir ideias de forma clara e persuasiva.
Além disso, favorece as conexões reais com clientes, parceiros e colaboradores, e a construção de relacionamentos sólidos e duradouros para o seu negócio e sua carreira profissional. Tudo isso ajudará o alcance de bons resultados e conquistar vantagem competitiva.
Apesar dessa importância, muita gente acredita que a boa comunicação é uma habilidade inata. Isso é um mito, já que qualquer pessoa pode desenvolver essa capacidade durante a vida. Então, o que fazer? É o que vamos apresentar neste post. Confira!
Como desenvolver a habilidade de comunicação para a carreira empreendedora?
Não interrompa nem fale junto
É provável que você já tenha passado alguma situação em que o interlocutor não permitia que você terminasse o que está falando. Essa atitude é vista como desrespeitosa por muitas pessoas, porque passa a impressão de que o assunto não interessa ou que você não sabe o que diz.
Por isso, não interrompa nem fale junto. Deixe clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros etc. emitirem suas opiniões. Além de ser uma forma de estabelecer uma conexão genuína, ajuda a obter feedbacks úteis, que farão seu negócio melhorar. Então, use a sua habilidade de comunicação para fazer esse momento ser ainda mais relevante.
Ouça de forma ativa
Fazer uma escuta ativa significa realmente prestar atenção ao que a outra pessoa está falando. Assim, você dialoga, responde, argumenta e estabelece uma conversa saudável.
É algo diferente da escuta passiva, em que você aparenta ouvir, mas não tem essa interação. Com os colaboradores, também vale a pena ter conversas individuais para alinhar os processos e o trabalho.
Faça contato visual
O contato visual é fundamental para estabelecer a confiança. Portanto, esse é um fator relevante para desenvolver a habilidade de comunicação, inclusive por ajudar a transmitir veracidade.
Pergunte sempre e mostre interesse pelo assunto
Uma forma de mostrar interesse pelo que a outra pessoa está dizendo é fazer perguntas. Questione o que não entendeu, tire todas as dúvidas e evite o mal-entendido. Isso é muito importante para desenvolver a sua habilidade de comunicação.
Seja uma pessoa objetiva
Em qualquer interação que precise fazer, tenha objetividade. Essa é uma recomendação para evitar dúvidas e opiniões, que podem prejudicar a compreensão do outro e até interferir no julgamento.
Isso é ainda mais relevante para situações em que você precise criticar um colaborador ou solucionar um problema do cliente. Dessa forma, deixa bem claro o que precisa ser feito e o que será executado.
Observe seu tom de voz
Muitas situações interferem no seu tom de voz e isso pode gerar vários problemas. Em alguns casos, a interpretação pode ser de que você está sendo rude. Em outros, agindo com deboche ou desdém. De toda forma, o importante é saber que tudo isso atrapalha a sua comunicação.
Então, atente ao tom de voz usado e evite mudá-lo por preocupação, irritação e outros fatores externos. Ou seja, tente focar a conversa naquele momento e concentre-se no que está fazendo. Afinal, tanto a mensagem quanto a sua forma de emissão são relevantes.
Saiba silenciar quando necessário
"O silêncio é ouro". O ditado é certo em várias situações, porque a impulsividade pode prejudicar muito a sua habilidade comunicativa. Portanto, se estiver em uma situação complicada, em que não sabe o que responder ou percebe que vai alterar seu comportamento, afaste-se temporariamente.
Tire um tempo para pensar sobre o assunto, organize seus pensamentos e considere as possíveis respostas. Assim que estiver melhor, retome a conversa. Você verá que isso evitará mal-entendidos e permitirá que a comunicação seja muito melhor.
Seja uma pessoa empática
No processo de comunicação, busque pensar sob a perspectiva do outro. Isso se chama empatia. Tente compreender as razões que fizeram a pessoa agir ou falar de determinada maneira. Assim, você será capaz de entender melhor a situação e ter menos impulsividade.
Lembre-se: o corpo faz parte da comunicação
A linguagem corporal é uma das habilidades de comunicação que você precisa treinar. Isso porque, de acordo com seus gestos, poderá transmitir uma mensagem diferente daquela que deseja.
Então, evite fazer gestos excessivos com braços e mãos, assim como fechá-los diante da outra pessoa. Isso demonstra que tem algo errado. Por outro lado, se mexer da forma certa, poderá fortalecer aquilo que está dizendo e transmitir mais confiança. Assim, se necessário, treine na frente do espelho.
Treine sua dicção
A dicção é a capacidade de falar palavras longas sem enrolar a língua nem pensar demais. Ela ajuda na sua habilidade de comunicação, porque permite que o outro entenda o que você está dizendo sem dúvidas quanto aos termos usados.
Pratique a oratória
A oratória é a capacidade de falar em público de forma que todos entendam o discurso e acreditem nele. Ou seja, é uma habilidade comunicacional que ajuda a ser eficaz e ter persuasão.
Ela envolve todos os fatores citados até aqui e exige muita prática. Por isso, vale a pena fazer treinamentos específicos e apresentar-se diante de familiares e até no espelho. A ideia é garantir que esteja sendo convincente, porque isso ajuda colaboradores, parceiros e clientes a agirem em prol de um mesmo objetivo.
Pode até parecer difícil colocar todas essas dicas em prática, mas você pode melhorar a sua habilidade de comunicação com o Empretec. Este é um seminário presente em mais de 40 países.
Ele é desenvolvido pela ONU, ministrado exclusivamente pelo Sebrae no Brasil e prevê a imersão no treinamento durante 6 dias, que totalizam 60 horas de capacitação. O objetivo é melhorar as características empreendedoras, que podem levar seu negócio a um patamar diferenciado.
Portanto, a ideia é trazer a teoria e também a prática, tanto que 96,2% dos participantes aplicam seus conhecimentos nas suas empresas. Assim, você trabalha a habilidade de comunicação e consegue implementá-la no seu dia a dia.
Então, que tal aproveitar para desenvolver essa capacidade? Conheça o Empretec do Sebrae MG e saiba mais sobre a metodologia.
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