Comunicação persuasiva para empreender: por que é importante?

A comunicação persuasiva pode ser definida como a capacidade de usar a linguagem, tanto verbal quanto escrita, para influenciar pessoas. Por essa abordagem, é possível convencer e motivar os interlocutores a tomarem uma determinada atitude ou decisão. Por esse motivo, é tão importante no meio corporativo.

Para entendê-la melhor, pense que você acabou de abrir uma loja de calçados. Dessa forma, precisa atrair e reter público para formar sua clientela e fazer seu empreendimento faturar, não é mesmo?

A comunicação persuasiva é um dos melhores recursos para chegar a esse resultado. Por ela, você aumenta as chances de convencer quem entra na sua loja a comprar um ou mais calçados.

Acha que não tem esse "dom" de influenciar os outros? Não se preocupe, pois essa habilidade é facilmente desenvolvida. Continue a leitura e descubra como!

O que é comunicação persuasiva?

A comunicação persuasiva consiste na arte de usar a linguagem fala e/ou escrita para convencer alguém a tomar uma determinada atitude ou decisão. Essa prática utiliza técnicas comportamentais, lógicas e racionais para levar a pessoa que está ouvindo a mudar de opinião, ponto de vista ou escolha.

Basicamente, você estará usando o poder da persuasão para deixar suas falas mais convincentes. Por isso, esse tipo de comunicação é bastante utilizado em áreas como vendas e marketing, e também por pessoas que ocupam cargos de liderança.

Qual a importância de desenvolver a comunicação persuasiva no empreendedorismo?

No empreendedorismo, a comunicação persuasiva é importante por inúmeros motivos. Ao utilizá-la, você aumenta as chances de:

  • atrair clientes;

  • conquistar investidores;

  • melhorar a sua liderança;

  • aprimorar seu poder de negociação;

  • resolver problemas de maneira mais rápida e com menos conflitos.

Como desenvolver a comunicação persuasiva para a carreira empreendedora?

Como comentamos, a comunicação persuasiva é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Isso quer dizer que todos têm a capacidade de explorá-la positivamente.

Se você quer saber como, as melhores dicas que podemos dar a você são:

  • estruture a sua fala com começo, meio e fim;

  • use técnica de storytelling para envolver as pessoas;

  • olhe para o interlocutor enquanto fala;

  • atente-se à sua postura e movimentos;

  • domine o assunto sobre o qual falará (sem decorar);

  • use gatilhos mentais; 

  • treine em frente ao espelho.

Veja, abaixo, detalhes de cada uma.

1. Estruture a sua fala com começo, meio e fim

Para não "se enrolar" e transmitir uma mensagem insegura — que é o oposto desse tipo de comunicação — planeje o que vai dizer. Para isso, é essencial que suas frases e sequências de informações sejam coerentes, claras e conectadas entre si.

2. Use técnica de storytelling para envolver as pessoas

Storytelling é a arte de contar histórias. Em falas persuasivas, essa técnica gera convencimento por trazer o interlocutor para perto e criar uma conexão emocional com quem está ouvindo.

3. Olhe para o interlocutor enquanto fala

Em conversas presenciais, o contato visual, na medida certa, demonstra segurança e é um artifício que potencializa a influência sobre quem está ouvindo.

4. Atente-se à sua postura e movimentos

Também nas comunicações presenciais é essencial cuidar da postura e dos movimentos. Braços cruzados, por exemplo, passam a sensação de que a pessoa não está aberta para conversar. Gestos muito amplos podem transmitir desespero, ou até mesmo um ar agressivo. Então, cuidado!

5. Domine o assunto sobre o qual falará

Saber tudo sobre os produtos e/ou serviços da sua empresa é essencial para responder rapidamente qualquer dúvida do possível cliente e, com isso, convencê-lo a comprar.

Porém, evite decorar as explicações e referências sobre os itens comercializados, para suas falas não ficarem artificiais.

6. Use gatilhos mentais

Trata-se de estímulos psicológicos que levam as pessoas a terem reações ou darem respostas automáticas, pois exploram suas emoções, motivações e instintos.

Escassez (última peça, últimos itens), e urgência (somente hoje, só nas próximas duas horas), são ótimos exemplos de gatilhos mentais.

7. Treine em frente ao espelho

Reúna todas essas dicas que demos, monte uma espécie de roteiro, e vá para a frente do espelho treinar.

Essa técnica ajuda de diversas maneiras, como a melhorar a articulação das palavras, condicionar seus gestos, preparar sua mente para pensar rapidamente em respostas, entre outras relacionadas.

Quais são os benefícios da comunicação persuasiva para seu negócio?

Convencer clientes, potenciais investidores e seu time a buscar resultados melhores traz vários resultados positivos para o seu negócio. Entre os que se destacam estão:

  • criação de valor para a marca;

  • geração de confiança entre seus clientes, fornecedores, colaboradores, comunidades e investidores;

  • estabelecimento de necessidade de urgência, induzindo decisões rápidas;

  • personalização do atendimento, o que também aumenta o nível de satisfação do consumidor;

  • aumento do volume de vendas fechadas e, consequentemente, da lucratividade.

Para alcançar resultados como esses, quanto mais preparo você tiver, melhor.

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