O empreendedorismo criativo pode ser definido como a junção da criatividade com iniciativa empreendedora. Isto é, consiste em criar um modelo de negócio, uma empresa, produtos e/ou serviços pautados na habilidade inovadora, imaginativa e criadora do seu idealizador.
Unir criatividade e empreendedorismo é uma maneira de transformar ideias em negócios com potencial lucrativo. É também um caminho para resolver questões e problemas antigos de uma forma nova. Por isso, esses formatos de empreendimento tendem a chamar tanto a atenção do público.
Será que todas as pessoas têm a capacidade de abrir negócios desse tipo? O que podemos dizer é que a criatividade empreendedora pode ser desenvolvida. Logo, é uma oportunidade que pode ser aproveitada por todos.
Siga a leitura deste artigo e descubra como!
O que é empreendedorismo criativo?
O empreendedorismo criativo é uma forma de empreender que usa a criatividade como base. É essa habilidade que dá o direcionamento para o desenvolvimento de soluções, produtos e/ou serviços que ajudam a resolver dores antigas do público-alvo de uma maneira inovadora.
A criatividade empreendedora se destacou na era digital, e deu impulso para áreas como:
design (web, gráfico, de moda, de interiores, entre outros);
fotografia;
redação web;
música;
vídeos;
entre outras similares.
Por que a criatividade é importante?
A criatividade é importante porque é uma maneira de inovar, de "sair da caixinha". Por meio do empreendedorismo criativo é possível explorar oportunidades que ainda não foram descobertas ou aproveitadas por quem atua da forma "tradicional".
Ter esse olhar dá a chance de se destacar no mercado justamente por entregar às pessoas algo que elas nunca tiveram, ou tiveram sem tanto desenvolvimento e personalização.
A criatividade empreendedora permite, por exemplo, você transformar um hobby em um negócio e ter sucesso e rendimento com ele. E isso seria um cenário incrível, não acha?
Quais são as vantagens do empreendedorismo criativo?
Unir criatividade e empreendedorismo tende a gerar diversos benefícios para a vida e a rotina de quem empreende dessa forma. Alguns dos que mais se destacam são:
realização pessoal: por conseguir tornar as ideais pessoais em realidades e vê-las resolver problemas e transformar situações;
potencial de lucratividade: o fato de ser algo inovador contribui para despertar o interesse e, com isso, aumentar o volume de vendas e de faturamento;
flexibilidade: o empreendedorismo criativo permite trabalhar com o que se gosta, com autonomia e de acordo com seus horários.
Quais são as características de um empreendedor criativo?
Cada pessoa tem o seu perfil, modo de trabalhar, pontos fortes e fracos. Porém, em linhas gerais, aquelas que são empreendedoras criativas têm em comum características como:
capacidade de gerar novas ideias;
visão para identificar oportunidades;
persistência para superar obstáculos e desafios;
autoconfiança para acreditar no potencial que tem;
boa comunicação, que ajuda a compartilhar a ideia e convencer os outros sobre a sua relevância;
habilidade de gestão, tanto para gerenciar o andamento de projetos quanto para lidar com pessoas.
O que você deve fazer para ser um empreendedor criativo?
Como comentamos, a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Então, mesmo que você não tenha todas as características que acabamos de citar, é possível, sim, explorar trabalhar com empreendedorismo criativo.
Para isso, nossas dicas são:
mantenha a motivação e a persistência;
tenha um olhar mais observador, curioso e questionador para o que acontece ao seu redor;
identifique seus pontos fortes e se apoie neles, ao mesmo tempo em que toma atitudes para melhor os pontos fracos;
desenvolva o hábito de ouvir opiniões diferentes das suas e de estudar e dar oportunidade para a diversidade;
não tenha medo de falhar, pois os erros podem ser pontes para o seu aprimoramento e amadurecimento;
faça networking e expanda a sua relação com outras pessoas;
desenvolva suas habilidades e conhecimento de empreendedorismo.
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busca de oportunidades e iniciativa;
persistência;
comprometimento;
exigência de qualidade e eficiência;
correr riscos calculados;
estabelecimento de metas;
busca de informações;
planejamento e monitoramento sistemático;
persuasão e redes de contato;
independência e autoconfiança.
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