Estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas

Alcançar o sucesso depende de vários fatores. Um dos principais é estar presente onde o seu público está, isto é, adotar estratégias que permitam alcançar essa fatia de mercado. Nesse cenário, é fundamental aplicar o marketing digital para pequenas empresas, já que cada vez mais pessoas atentam ao ambiente digital.

Para ter uma ideia, dados do relatório Pnad Contínua: Tecnologia da Informação mostram que 84,7% da população com 10 anos ou mais acessaram a internet, em 2023. Entre os estudantes, o índice foi ainda maior, chegando a 90,3%.

Portanto, ignorar a internet é sinônimo de perder competitividade. Então, por que e como usar o marketing digital em pequenas empresas? É o que vamos apresentar neste post.

A importância do marketing digital para pequenas empresas

A importância do marketing digital para pequenas empresas está na capacidade de atrair potenciais clientes e aumentar a sua vantagem competitiva e as chances de sucesso. Isso porque as estratégias ajudam a entender o perfil desse público e alcançá-lo de maneira mais acertada.

Aliás, a grande vantagem do marketing digital é justamente gerar dados e informações para ter insights relevantes para o seu negócio. Por exemplo, mais do que saber qual é seu público-alvo, você identifica a sua persona, isto é, o seu perfil de cliente ideal.

Ao mesmo tempo, são gerados relatórios, que permitem identificar as estratégias que trazem resultado positivo e são mais eficientes. Nesse cenário, algumas vantagens do marketing digital para pequenas empresas são: 

  • você consegue segmentar o público;

  • sua empresa passa a ter presença online, atraindo leads e construindo uma boa imagem;

  • a credibilidade da sua marca é fortalecida e isso aumenta a chance de ser lembrada pelos consumidores;

  • você consegue competir melhor com empresas maiores;

  • a possibilidade de fidelizar clientes cresce.

Principais estratégias de marketing digital para pequenos negócios

SEO local (Otimização para Motores de Busca)

SEO Local é uma estratégia de otimização de busca voltada para melhorar a visibilidade de um negócio em pesquisas locais, como resultados de mapas e listagens de empresas, visando atrair clientes próximos à localização física da empresa. O foco são as ações orgânicas, isto é, gratuitas.

Nesse caso, você usa palavras-chave estratégicas no site e no blog para posicionar melhor essas páginas nos mecanismos de pesquisa. Dessa forma, você pode atrair um público segmentado e que está perto do seu negócio.

Portanto, o SEO local é ainda mais relevante para estabelecimentos físicos, como restaurantes, lojas de roupas, bares etc. Dentro dessa estratégia, você também pode usar o Google Perfil da Empresa, antigo Google Meu Negócio.

Essa ficha aumenta as chances da sua empresa aparecer no campo de busca e você ainda pode colocar várias informações. Por exemplo, produtos vendidos, fotos, endereço, site etc.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que investe em materiais úteis para atrair, converter e fidelizar clientes. Assim, você consegue captar seus dados e inseri-lo no funil de vendas.

As ações também são orgânicas, como no SEO local. Por isso, os resultados são de longo prazo. De toda forma, é uma medida essencial para fortalecer a reputação e construir autoridade.

Anúncios nas redes sociais

Os anúncios nas redes sociais são estratégias pagas para atrair leads. Os resultados tendem a ser mais rápidos, porque você alcança um grande número de pessoas.

Ao mesmo tempo, essas mídias oferecem uma segmentação avançada. Portanto, você atinge um público bem específico, conforme os detalhes que definiu na campanha.

Para ter sucesso com os anúncios nas redes sociais, é importante saber o seu objetivo, o público-alvo e a região em que eles devem ser apresentados. Ainda é necessário monitorar os resultados e fazer testes A/B para saber o que dá mais certo.

Google Ads

O Google Ads é uma plataforma de anúncios específica para o Google. Ela também permite fazer segmentações de qualidade, desde que você insira os dados de forma correta.

A partir disso, ele entrega os resultados de pesquisa destacando o seu anúncio, conforme a busca realizada. Ou seja, ele é relevante.

Também pode ser uma estratégia com melhor custo-benefício devido ao índice de qualidade atribuído à campanha. Assim, a taxa de lance muda, sendo que as pontuações mais altas reduzem o custo.

E-mail marketing

O e-mail marketing é a prática de enviar e-mails com informação, produtos e serviços, promoções e mais. Essa é uma estratégia que permite a interação com os clientes e faz com que a sua marca se mantenha conectada com as pessoas.

Uma vantagem é o fato de eles chegarem para todas as pessoas cadastradas na sua base de dados — ou para aquelas com o perfil desejado. Você ainda consegue fazer uma nutrição de leads mais eficiente, que ajudará a fechar negócios.

Como aplicar o marketing digital nas pequenas empresas?

Para aplicar o marketing digital nas pequenas empresas, é fundamental adotar as estratégias certas e conhecer clientes, concorrentes e mercado. Ainda é necessário mensurar os resultados com base em indicadores de performance. Dessa forma, você identifica o que deu certo e o que precisa ser melhorado.

Assim, é indispensável saber que não existe fórmula mágica. É necessário obter dados e fazer análises para entender o que faz sentido para seu negócio.

Nesse caso, identificar o perfil de potenciais clientes é o primeiro passo para saber o que fazer. Além disso, vale a pena verificar o que os concorrentes fazem, tanto para se inspirar quanto para descobrir oportunidades.

Por exemplo, se o atendimento é uma falha, invista em uma experiência ainda melhor. Por sua vez, se os preços são elevados, a saída é tentar encontrar produtos com a mesma qualidade, mas a um custo menor.

Ao fazer isso, fica mais fácil aplicar o marketing digital para pequenas empresas e ter bons resultados. Isso fará seu negócio crescer e se destacar.

Além disso, ao buscar aprimorar as estratégias de marketing digital de sua empresa, é essencial ter uma base sólida de conhecimentos empresariais e de empreendedorismo. É aqui que o curso Empretec se destaca como um recurso valioso. O curso é focado em fortalecer suas habilidades empreendedoras e ampliar sua visão de negócios. 

Incorporar os aprendizados do Empretec ao planejar e executar estratégias de marketing digital é uma excelente maneira de garantir que sua empresa não apenas participe do ambiente digital, mas realmente se destaque nele.

Então, quer ver mais dicas úteis? Acompanhe as redes sociais do Sebrae MG: Instagram, YouTube, Facebook e LinkedIn.

crédito da imagem: Freepik